Reportagens



Como Cair 


Relaxe – Você está apenas testando suas vestimentas na pista três fatores realmente importantes sobre cair de uma motocicleta são: O que fazer quando chega a hora de descarregar, como evitar que essa situação ruim fique pior e como você se sente a respeito de cair.

Estar pronto para cair

Vamos considerar o terceiro fator primeiro. Com um piloto, você deve estar preparado para cair. Não deve querer que isso aconteça, mas estar pronto é muito diferente e tem a ver coma sua atitude a respeito de cair. Se você pilota uma motocicleta – e especialmente se compete – cair é uma atividade em que você tende a estar envolvido. Tem a ver com o território da pilotagem. Se você resiste em cair, tem mais tendência a fazê-lo.

Essa é a chave, funciona de maneira muito semelhante à fixação de alvo. Isso é quando você olha para um objeto em que não deseja bater, então fica tão fixado na ameaça que não procura uma forma de evitar e bate do mesmo jeito. Cair é parecido porque quanto mais você resiste ou fixa a idéia de não cair mais você deixa de gastar atenção em sua pilotagem.

Você pode gastar sua nota de dez reais de atenção toda em resistir a queda, logo devido ao fato de não ter nenhuma quantidade de atenção sobrando para operar a máquina, você cai por erro.

Aqui está mais uma vez a mágica da decisão. Você simplesmente decide que vai possivelmente cair e aceita que isso pode acontecer a qualquer momento e em qualquer lugar. Você tem que olhar para esse quadro e dizer, “Certo, eu posso cair. Posso quebrar um osso ou ter um arranhão ou posso morrer fazendo isso”. Todas essas coisas podem acontecer e realmente acontecem a pilotos de motocicleta. Então, tire isso do caminho olhando para a situação e tomando uma decisão. Não recomendaria ninguém que não estivesse pronto para cair a competir.

Seguro de queda

Ninguém deseja cair, mas uma vez que aconteceu e deu tudo certo, cair não é mais tão temível quanto antes. Seu melhor seguro contra quedas é não resistir a elas. Se você cair, todavia, aqui está como sair dessa situação com a mínima quantidade de danos ao seu corpo:

Deixe levar

1. Deixe a moto ir: Ela é muito mais pesada e maior do que você e tem grande tendência de viajar na pista muito mais do que você. Se você está segurando nela, a está acompanhando no passeio. Você quer minimizar seu movimento para que suas novas vestimentas não fiquem com buracos da pista. As motocicletas têm coisas duras pregadas nos lados que podem se agarrar ao solo e as despachar rodando. Se você ainda estiver preso à moto, fará o mesmo. Quando você a deixa ir, a diferença de peso entre você e ela te deixará em algum outro lugar.

2 . Relaxe: Se você a perder, apenas relaxe. Não faça nada. O ato de relaxar irá, na maioria dos casos, te afastar da moto. Se você estender seus braços ou pernas para tentar parar a queda, estará gerando um eixo que pode te mandar voando ou quicando. Quando seu corpo está rígido é fácil quebrar coisas. Se estiver relaxado derrapando como uma boneca de pano é mais difícil ter ossos quebrados.

Relaxar também coloca uma maior área do seu corpo em contato com o chão e distribui o impacto nessa área maior. Por exemplo, se você pesa 70kg e cai sobre a palma da sua mão, os 7,5cm² da palma da mão irão suportar uma força de aproximadamente 8kg por centímetro quadrado da queda, a força desse impacto irá aumentar sensivelmente com a velocidade. Se, ao invés disso, você cair sobre suas costas, braços e pernas, estará caindo sobre alguns metros quadrados o que traz a carga por centímetro quadrado para bem menos que um quilo. Meio quilo despejado sobre sua mão irá machucar um pouco. Vinte quilos machucarão bastante.

Relaxar distribui o impacto numa área maior. Esse é um dos truques usados por dublês e por pessoa que praticam artes marciais para diminuir as possibilidades de dor e danos para o corpo.

Provavelmente todos já ouviram falar sobre situações excepcionais onde o piloto derrapa e escala para cima da moto para esperar que ela pare. Ele não toca o solo e não é ferido. Você decide se quer tentar isso, mas entenda que o pior tipo de queda é quando a moto está deslizando e alguma coisa bate nela a fazendo girar. Se você ainda estiver em cima, será lançado. Isso é chamado “saindo do lado alto” quando você é jogado do lado alto da moto numa curva. “Cair do lado baixo” é quando a moto está inclinada e os pneus deslizam para fora a fazendo cair imediatamente.

Pare antes de se levantar

Um outro aspecto importante de cair é que algumas vezes você não pode dizer quando parou. Pode parecer estranho, mas é verdade. Quando você cai, ocorre um distúrbio no fluido intra-ouvido que governa seu senso de equilíbrio e de movimento. Você pode pensar estar parado enquanto ainda desliza a 160km/h. A situação pode tornar-se interessante se você decidir levantar antes do deslizamento ter acabado. Aconteceu comigo uma vez e eu já vi acontecer com outros pilotos. Você termina percorrendo 4,5m na pista e parece um canguru. Para evitar isso conte até três quando pensar estar parado, então dê uma olhada em volta para ver se o chão e o céu estão nos lugares certos.

Pratique as quedas

Como foi mencionado, você se prepara para a possibilidade de cair relaxando. Aqui vai um exercício para te ajudar a fazer isso:

1. Fique em pé no meio de uma sala revestida com tapete ou use um ginásio equipado com tatames de luta.

2. Estenda ambos os braços na altura dos ombros.

3. Relaxe e deixe-os cair. Se você notar alguma resistência nos seus músculos depois de ter dado o comando, faça novamente até que seus braços caiam livremente para os lados.

4. Fique no meio da sala e comande para que seu corpo todo relaxe. Se deixe cair. Se você fizer honestamente suas pernas tombarão primeiro e você não cairá nem para frente nem para trás, desmontará como um todo no chão. Faça isso até possa relaxar completamente seu corpo depois do comando.

Se quiser ser criativo com esse exercício pode fazê-lo sobre pisos macios enquanto anda ou corre. Você também pode fazê-lo sobre um trampolim. A coisa importante é relaxar o corpo depois do comando de modo que ele caia relaxado e distribua o impacto numa área maior. Tenho testado essa técnica na pista a mais de 200km/h posso testemunhar pessoalmente que para a maioria dos acidentes de motocicleta você terá uma chance muito melhor de evitar ferimentos se bater no solo relaxado.

Depois de uma queda

Se tentar desviar de do trafego que vem vindo, existe uma grande possibilidade de você ser atingido. Olhe do ponto de vista dos outros pilotos – eles têm uma chance de te evitar se você permanecer em um lugar. Se você estiver se movendo em pânico, eles não saberão que caminho você vai tomar. Se você estiver parado, eles terão algo para evitar. Além disso, é melhor ter uma perna atropelada por outro motociclista do que ser atingido enquanto se está de pé.

Um plano de ação como o de relaxar quando cair é parecido com usar um capacete. Você não precisa dele até que bate no chão, então você precisa dele de verdade. Estar preparado para cair te ajudará a se manter longe do solo; saber como fazer isso pode minimizar seus prejuízos.

Fonte: http://motopilotagem.blogspot.com.br
25-11-2012


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Dicas de segurança e o que checar ao se viajar de moto
 
Especialistas apontam precauções para realizar viagens mais seguras. Além de cuidados mecânicos, motociclista deve ter experiência.

Como a motocicleta deixa o usuário mais vulnerável, segue uma série de cuidados para aqueles que vão viajar. Como as velocidades nas rodovias costumam ser superiores às do perímetro urbano, não é recomendado a quem não tem muita experiência pegar a estrada em épocas de fluxos maiores, como nas festas de fim de ano. “Para se andar de moto em uma autoestrada deve-se ter mais conhecimento, sua condução necessita de mais atenção que a de um carro”, explica André Horta, analista de segurança viária do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi).



ANTES DE PEGAR ESTRADA

- Concentração
Devido à menor proteção que uma moto traz, é necessária extrema concentração para conduzi-la. “Evite pilotar se sentir cansaço, sonolência ou estiver sob efeito de medicamentos que possam causar algum efeito colateral”, explica Renato Matsuda, instrutor de pilotagem do Centro Educacional de Trânsito Honda. Lembre-se de que a mínima desatenção pode resultar em uma queda. Obviamente, “não é recomendado sair para uma balada e beber antes de viajar”, acrescenta Horta, do Cesvi.

- Estudar o destino e condições de tempo
Para evitar imprevistos, é sempre bom traçar o roteiro da viagem, reunindo informações sobre as condições do pavimento, o clima e se existem postos para alimentação e abastecimento no caminho. “É necessário também que o motociclista faça uma parada a cada 90 minutos para movimentar os músculos. Isso ajuda a evitar os efeitos da fadiga e da ação do vento”, segundo Matsuda. O roteiro também deve estar ligado ao tipo de moto utilizada; uma esportiva pode ter problemas em trecho com lama, por exemplo.

- Cuidados mecânicos

Alguns itens básicos como pneus, nível de óleo do motor, nível de fluído de freios e nível da água do radiador podem ser checados pelo próprio usuário, seguindo instruções do manual do proprietário. “É recomendada uma inspeção visual prévia e , caso note alguma anomalia o ideal é levar a moto a um mecânico especializado, o que dará mais segurança para a sua viagem”, explica Edson Esteves, professor do curso de engenharia mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).
“Porém, se o veículo já não é novo ou seminovo, o ideal é levar diretamente ao especialista, para que faça uma verificação mais profunda”, acrescenta Esteves.

- Equipamentos de proteção
Além do tradicional capacete, que deve ter o prazo de validade sempre checado, outros equipamentos auxiliam a segurança do motociclista. “O capacete deve ser ajustado de maneira a não ficar frouxo e a viseira precisa estar limpa e sem riscos; deve-se andar com ela sempre fechada. Calças, jaquetas, luvas e botas também são indicadas”, explica Matsuda.
Apesar de a legislação brasileira só prever o uso obrigatório de capacetes, itens especiais para a proteção são vendidos em lojas para motociclistas. A capinha de chuva também é sempre bem-vinda. Roupas de cores mais vibrantes fazem o motociclista ser visto mais facilmente na estrada, ajudando a previnir acidentes.

- Linha de pipa
Com a chegada das férias escolares, é possível notar o aumento de pipas nos céus e muitas com linhas de cerol. “Existem acessórios como as antenas de proteção, além de vestimentas que procuram anular o efeito da linha de pipa”, explica Horta.
Estas antenas são encontradas em lojas especializadas e custam de R$ 20 a R$ 70. Já os protetores de pescoço partem de R$ 50.


- Ajeitando a bagagem
Pode-se levar a bagagem da viagem em mochilas, fixadas no bagageiro ou dentro de malas específicas, presentes em algumas motocicletas. O ideal é não exagerar no peso – checar manual do proprietário sobre a carga máxima – e deixar os objetos bem fixos. É recomendado embalar o conteúdo da bagagem com sacos plásticos, para evitar que molhem com a chuva. O mesmo deve ser feito com documentos pessoais e os da motos.
- Calibragem e estado dos pneus
Se em um carro a calibragem dos pneus já é importante, na moto ela é ainda mais imprescindível. “A calibragem errada dos pneus pode significar a perda de aderência ao solo”, explica Horta.
Ela pode influir na estabilidade da moto e diminuir seu poder de frenagem. “Se o pneu estiver muito murcho, pode até escapar da roda”, alerta o especialista em segurança veicular. “Um pneu careca também pode causar acidentes”, acrescenta o especialista em segurança.

- Kit de 'sobrevivência'
Caso necessite fazer algum reparo básico ou ajuste, como esticar a corrente, é bom ter em mãos um kit de ferramentas, com uma providencial lanterna, e até algumas peças pequenas, como fusíveis. “É importante levar ferramentas, fita isolante e chaves, assim o próprio motociclista pode concertar a moto, se tiver um pouco de conhecimento”, explica Esteves. “Câmara de ar, lâmpada de farol e da lanterna traseira também podem ser úteis”, completa Matsuda.


NA ESTRADA

- Acostamento
Segundo a Polícia Militar, “o uso do acostamento é exclusivo para emergências, que podem ser do carro, do motorista ou de algum ocupante”. Também é permitido parar no acostamento para ajudar alguém. Mas parar nessa faixa sem necessidade, além de gerar multa, pode resultar em acidente.
Se houver motivo para usar o acostamento, o polícia aconselha o motociclista a ligar o pisca-alerta da moto. “Caso o acostamento seja a única solução, o ideal e parar e sair da moto, indo para fora da estrada”, orienta Horta.
- Chuva e neblina
Em condições de chuva, além da menor visibilidade, a aderência com o solo diminui e é possível ocorrer a aquaplanagem – momento no qual o pneu perde contato com o solo devido a camada de água.
“Em curvas, evite inclinar demasiadamente a moto e tome cuidado com as poças, pois podem esconder buracos e bueiros”, diz Matsuda. Caso a chuva esteja muito forte, o ideal é parar o veículo em local seguro; o mesmo vale para neblina forte.
“Mantenha uma distância de segurança e não confie na luz de freio do veículo da frente. Ela pode estar queimada”, explica o instrutor. Em caso de neblina, nunca usar o farol alto, pois este fará diminuir sua visão; o ideal é utilizar o farol baixo ou de neblina, se a moto tiver. Com piso molhado, também vale cuidado extra com as faixas da pista, que podem ficar mais escorregadias.

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Seus Documentos Em Viagem

Backup dos documentos em viagens de moto

E se você perder seus documentos ou tiver a moto roubada com as bagagens?

 
Em
viagens de moto onde pretendemos cruzar diferentes países é preciso pensar em muitos detalhes no planejamento para que a viagem transcorra com 100% de sucesso.

Um fator muito importante é manter cópias dos documentos, pois, pode ocorrer de perdê-los ou tê-los roubados e estando em outro país, isso pode ser um problema bem chato, ainda mais se a embaixada/consulado estiver bem longe de onde você se encontra. 


As dicas são:





 

- Tire uma cópia impressa colorida de todos os documentos que está levando (passaporte, RG, Carteira de Motorista e outros);
- Guarde sempre um cartão de crédito em local diferente dos demais que está levando em sua viagem (para backup caso perca os outros);
- Guarde ao menos 100 dólares com você em seu corpo e protegido com plástico (para casos de emergência);
- Escanei seus documentos e envie os arquivos para um e-mail seu do Gmail, Hotmail ou algum outro do gênero, assim, se perder as cópias impressas dos documentos que está levando e os originais, basta ir num local com Internet e fazer novas cópias, imprimindo os arquivos que foram escaneados. Se quiser ainda mais segurança/backup, os guarde também num pendrive pequeno (que fique sempre com você, no bolso da jaqueta, por exemplo).
Simples as dicas, mas, acredite, podem te salvar num momento de aperto. Claro, as cópias não terão o mesmo valor que os originais, mas, o ajudarão junto as autoridades policiais e alfandengárias, a entrar num hotel, explicar o que aconteceu, etc.
No mais, fica sossegado(a), este tipo de problema só ocorre com no máximo 1% dos viajantes... basta sempre prestar atenção aos seus pertences e ficar atento nas estradas e lugares que cruzar. Quanto a segurança, tenha em mente que poucos são os países do mundo mais inseguros que o próprio Brasil. 

Fonte: Por Policarpo Jr - RockRiders.com.br
site:http://www.rockriders.com.br/ 
 

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